"Os solicitantes receberão um e-mail com maiores instruções a partir de 5 de novembro", diz o site. O aviso foi publicado na noite desta sexta-feira (2) no Facebook. Mais cedo, no mesmo dia, a CSC havia informado que a entrega recomeçaria a partir do dia 13.
O G1 entrou em contato com a Embaixada dos EUA, que respondeu não ter informações sobre a nova data anunciada pela CSC e que, em princípio, o início da entrega de passaportes está confirmada a partir do dia 13.
Os passaportes de solicitantes de visto americano estão retidos devido a uma decisão judicial. A suspensão das entregas foi determinada atendendo a pedido dos Correios, que afirmam que a distribuição desse tipo de documento é uma exclusividade sua e por isso não pode ser feita pela DHL Express – empresa que foi contratada para cuidar da entrega no Brasil no início deste ano.
Segundo a nota da CSC, os solicitantes que estão com os passaportes retidos receberão um e-mail com novas informações a partir do dia 5 de novembro. Não há orientações específicas para os brasileiros que têm entrevista marcada para os próximos dias.
Lei Postal
Para pedir a suspensão da entrega dos passaportes pela DHL, os Correios citam a Lei Postal (6.538/78), que determina que o “recebimento, transporte e entrega, no território nacional, e a expedição, para o exterior, de carta e cartão-postal” devem ser explorados pela União, em regime de monopólio.
A DHL contesta, sob a alegação de que considera "descabido" classificar um passaporte como carta.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário