Tim Cook, CEO da Apple, atacou o tablet Surface, da Microsoft.
No mesmo dia, a Amazon comparou o Kindle Fire ao iPad mini.
Os maiores nomes do setor de tecnologia ao consumidor, incomodados com
uma sequência de resultados trimestrais decepcionantes anunciados este
mês, estão se preparando para uma temporada de festas de fim de ano que
contará com a mais feroz batalha dos últimos anos.
Investidores e consumidores decidiram desconsiderar os números
trimestrais fracos de gigantes da tecnologia como Microsoft, Apple,
Google e Amazon. O que conta são os próximos 60 dias, quando os maiores
nomes da tecnologia travarão uma batalha de intensidade e escala quase
inéditas.
Na quinta-feira (25), a Amazon comparou o Kindle Fire com o novo iPad
mini ponto a ponto, na divulgação de resultados trimestrais. O
presidente-executivo da Apple, Tim Cook, no mesmo dia, comparou o tablet
Surface, da Microsoft, a um carro sofisticado demais, capaz de voar e
flutuar. E a Microsoft atacou o iPad, alegando que seu Surface oferecia
duas vezes mais memória. Todos os três tablets disputarão o dinheiro
cada vez mais escasso dos consumidores, na temporada de festas. A coisa
está ficando feia, pelos padrões da tecnologia.
"O crescimento está nos tablets. É por isso que eles todos estão
brigando quanto a isso. Os embarques de PCs caíram, e alguns compradores
de tablets talvez nunca mais comprem um computador", disse Michael
Alenson, diretor de consultoria estratégica de tecnologia e
telecomunicações na Maritz Research. O confronto iminente ainda está
longe de ser decidido.
A Apple, favorita na disputa, perdeu parte da aura de invencibilidade
quando o Android, do Google, e os produtos Samsung começaram a ganhar
terreno nos smartphones, diante da blitz de marketing da Microsoft, e
com a concorrência feroz do Kindle, da Amazon, o segundo mais vendido
entre os tablets no mercado norte-americano.
Essa concorrência afetou o preço das ações da Apple, que caíram para a
mínima em três meses depois que a companhia reportou o segundo trimestre
consecutivo de resultados decepcionantes, o que maculou sua reputação
de sempre superar as expectativas de Wall Street. O Google está lutando
para se ajustar aos padrões publicitários do mercado móvel, e a
Microsoft tem de encarar as resenhas nada lisonjeiras sobre seu sistema
operacional Windows 8 e tablet Surface.
Enquanto isso, a projeção que a Amazon apresentou para o período de
festas está sendo considerada decepcionante e a rede de varejo de
eletrônicos Best Buy alertou, na quarta-feira (24), que suas vendas e
margens de lucro estão em queda.
Mostrando as garras
As companhias de tecnologia esperam que os resultados mornos do
terceiro trimestre signifiquem que os consumidores decidiram esperar
para comprar eletrônicos mais novos no Natal – do Fire mais barato, a
US$ 159, até um Surface por US$ 499 ou o mais novo iPad, por US$ 829.
O setor de tecnologia está enfrentando uma mudança fundamental, dos
computadores de mesa ou notebooks pesados para aparelhos móveis leves
como os tablets, que viraram de cabeça para baixo o modelo tradicional
dos computadores e levaram empresas como Google e Microsoft a investir
forte na fabricação de hardware.
Seu ingresso está intensificando a concorrência. Empresas como a Apple,
em geral, dedicam tempo a elogiar seus próprios produtos, mas dada a
intensificação da concorrência, Cook fez uma menção menos que gentil à
Microsoft na quinta-feira (25). "Não usei o Surface pessoalmente, ainda,
mas pelo que lemos a respeito, é um produto deficiente e confuso",
disse, acrescentando, mais tarde: "Suponho que seja possível projetar um
carro que voe e flutue, mas não acho que ele faria bem todas essas
coisas."
Cook pode ter falado em tom de brincadeira, mas sua piada foi vaiada no
Twitter, porque muitos adorariam um carro que voasse e flutuasse. O
presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, parecia bastante
impressionado com seu produto, apesar de resenhas que o definiam como
"decepcionante" e "prematuro". "Temos um aparelho que funciona bem como
PC ou tablet, sem comprometer qualquer das funções", disse Ballmer à
Reuters Television antes do lançamento do Surface, na quinta-feira (25).
"Trabalho. Diversão. Tablet. PC. Um produto só!"
O presidente do conselho do Google, Eric Schmidt, atacou a Apple em
palestra este mês pelos problemas em seu sistema de mapas, depois que
ela abandonou o Google Maps no iPhone. "A Apple aprendeu que mapas são
difíceis. Bem difíceis", disse. "Deveriam ter continuado com os nossos
mapas."
Jeff Bezos, da Amazon, também atacou sutilmente os altos preços da
Apple no anúncio de resultados da empresa, na quinta-feira (25), dizendo
que "nossa abordagem é trabalhar com afinco para cobrar menos". Abaixo
do comentário, a Amazon fazia comparações diretas de preços entre o
tablet Kindle Fire HD, com tela de 8,9 polegadas e preço de US$ 299; o
Kindle Fire HD de sete polegadas e preço de US$ 199; e o iPad mini, da
Apple, revelado na terça-feira (23).
Analistas se surpreenderam com os ataques diretos da Amazon a rivais.
"Nunca os tinha visto comparar produtos em um anúncio de resultados, e
atacando os rivais de modo tão direto", disse o analista RJ Hottovy, da
Morningstar. "Isso mostra que eles levam a guerra dos tablets muito a
sério."
Fonte: g1.globo.com
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