Privatização

 Relatório reservado aponta nome de empresa interessada em comprar a ex-Ceal


Segundo o blog do Ricardo Mota...

Há, sim, em curso um projeto para privatização da antiga Ceal e de outras empresas distribuidoras de energia vinculadas a holding Eletrobras.

Esta é a preocupação do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas e de outros estados brasileiros na mesma situação.

De acordo com “relatório reservado” a que a entidade teve acesso, a empresa Equatorial Energia, controlada pelo fundo Pactual Partners e dona da maranhense Cemar, “é vista como candidata à compra de Cepisa (PI) e da Ceal (AL).”

O BNDES, diz o texto, deverá “ser uma peça fundamental nesta engrenagem. De um lado, entraria como acionista minoritário das concessionárias, como forma de atrair os invesridores; do outro, garantiria o financiamento para a execução do plano estratégico da companhia”. Um custo de R$ 2,5 bilhões para as seis distribuidoras da Eletrobras, no prazo de 2 anos.

O ministro Edison Lobão já manifestou – inclusive ao deputado federal Rui Palmeira – que a solução para a crise da Eletrobras Alagoas (e não apenas a empresa local) seria a privatização. O que não parece ser um bom negócio.

Recentemente, o ministro – da facção do senador Sarney – se reuniu com a presidenta Dilma Roussef para discutir a situação das empresas.

De acordo com o mesmo “relatório reservado”, o encontro teve como objetivo principal buscar “soluções imediatas para o fardo que pesa sobre as costas da estatal”.

Nos últimos dois anos, as seis empresas vinculadas à Eletrobras – em Manaus, Boa Vista, Acre, Rondônia, Piauí e Ceará – “tiveram um prejuízo acumulado de R$ 400 milhões”.

As entidades representativas dos trabalhadores das empresas em todo o país se mobilizam para evitar a privatização. E tomara que consigam.

Fonte: http://blog.tudonahora.com.br/ricardomota/

Nenhum comentário:

Postar um comentário