C.B.A.

Colégio Batista Alagoano pode fechar as portas depois de 92 anos de fundação


Direção da unidade admite venda do prédio para sanar dívidas da instituição




Colégio Batista Alagoano deve fechar as portas até dezembro (Foto: Regina Carvalho)
O Colégio Batista Alagoano pode fechar as portas até o final deste ano. O prédio localizado na Avenida Aristeu de Andrade, no bairro do Farol, está em processo de venda a um grupo supostamente da construção civil. As negociações estão avançadas, segundo o pastor Alcides Neto, presidente da Convenção Batista Alagoana, mantenedora do colégio.



“O que posso dizer é que até setembro teremos uma decisão sobre o caso, mas posso informar que o processo de venda do prédio está bastante adiantado”, informou o pastor. A venda do imóvel será feita para sanar dívidas do colégio não especificadas pelo presidente da Convenção.


Mas a origem do rombo – que pode gerar o fechamento da unidade fundada há mais de 90 anos - é o débito de pais de alunos, conforme Alcides. O percentual de inadimplência chega a superar os 40% em alguns períodos. “Se as mensalidades fossem pagas em dia não estaríamos como estamos atualmente, com tantas dívidas. Esse não é um problema só do colégio Batista, muitos outros de Maceió estão devendo. Só que nos queremos honrar os compromissos”, detalhou o Alcides Neto.


Ele contou que alguns alunos passam o ano todo estudando sem pagar uma mensalidade e, no final do ano letivo, deixam a unidade. "O pai pega o histórico escolar e matricula o filho em outro colégio. Não tem como impedir isso, infelizmente”, acrescentou.


Cerca de 550 alunos estudam no Colégio Batista – do ensino infantil ao ensino médio. Os pais foram avisados da situação.


Mesmo sem uma definição – se o colégio vai fechar as portas ou se mudar para outra localidade – um professor do Batista informou à Gazetaweb que alguns funcionários estariam montando uma cooperativa e iriam “transferir” grande parte dos estudantes para a nova instituição. Essa informação foi negada pelo pastor. “Quem decide o que irá acontecer é uma assembleia, mas essa decisão não demorará para sair. Sobre essa cooperativa que estão falando não é verdade”, concluiu o pastor.


Não é a primeira vez que se comenta sobre a venda do prédio. Mas agora a situação estaria quase que insustentável, a saída foi iniciar o processo de negociação para sanar dívidas.


Fonte: gazetaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário