EISA

Marinha autoriza pedido de crédito para estaleiro Eisa


No lançamento do navio Celso Furtado, no Rio, o Governador Teotonio Vilela reafirmou o empenho na vinda do estaleiro


O Fundo da Marinha Mercante (FMM) aprovou, na noite desta quinta-feira (24), o projeto do estaleiro Eisa Alagoas como prioritário para o financiamento por parte de instituições financeiras. Outros empreendimentos também obtiveram a aprovação prévia pelo conselho diretor do Fundo. Após uma reunião que durou todo o dia, o conselho deu o aval que os empreendimentos necessitavam para solicitar financiamentos que somam US$ 9,5 bilhões de dólares.

A partir de agora, tanto o Eisa como os demais projetos têm 450 dias para solicitar financiamento ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ou a outras instituições bancárias. De acordo com o governo do Estado, os agentes financeiros para a execução do projeto, orçado em R$ 1,5 bilhão, devem ser o BNDES e o Banco do Nordeste.

A última autorização do FMM para o pedido de financiamento do primeiro estaleiro alagoano teve seu prazo expirado no último mês de novembro, pois o Grupo Synergy, dono do Eisa, ainda não possuía toda a documentação necessária para negociar o contrato de financiamento com algum banco – a exemplo da licença ambiental, que é imprescindível para a instalação do empreendimento.

Nesta manhã, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento, Luiz Otavio Gomes, participaram, junto com a presidente Dilma Rousseff, do lançamento ao mar do navio Celso Furtado – também construído pelo Grupo Synergy – no Rio de Janeiro. O Celso Furtado é o primeiro navio construído dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Petrobras.

Segundo o secretário, o empresário German Efromovich, dono do Synergy, reafirmou a importância do estaleiro para o estado e sua crença na implantação do Eisa Alagoas. "Ele também reforçou, junto à presidente, a necessidade de encomendas por parte da Petrobras, que viabilizem o projeto”, disse Luiz Otavio.

Durante a tarde de hoje o governador e o secretário participarão de uma reunião com a Petrobras, para reforçar as negociações de investimentos no empreendimento.

O secretário disse que o projeto foi aprovado por estar totalmente apto e, com a proximidade do financiamento do Eisa, a instalação do empreendimento é só questão de tempo.

Financiamento

A pré-aprovação do conselho diretor do Fundo da Marinha Mercante é o primeiro requisito para que o projeto de um empreendimento da indústria naval possa correr atrás de financiamentos.

Os financiamentos podem ser solicitados ao BNDES, Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, além do Banco da Amazônia, para os empreendimentos que devem ser instalados naquela região.

Os empreendimentos vão desde a construção de estaleiros, navios mercantes até embarcações de apoio às atividades petrolíferas e de gás.

As prioridades de financiamento precisam ser aprovadas por maioria no conselho, que é formado representantes do Ministério do Transporte, Indústria e Comércio, Ministério do Planejamento, Secretaria Especial de Portos, Marinha do Brasil, Tesouro Nacional e organizações que representam a construção naval, as empresas de navegação, os metalúrgicos e os marítimos.


Fonte: tudonahora.com.br


Um comentário:

  1. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir