SUS: 92% dos maceioenses possuem cadastro, ainda que não saibam



Coordenadora garante que atendimento ao público não será comprometido pela efetuação dos cadastros


Em entrevista à Rádio Gazetaweb, a coordenadora do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, Meiry Romeiro, afirmou que 92% dos maceioenses já são cadastrados pelo SUS, ainda que não saibam disso. Garantindo que não há qualquer problema na efetuação do registro, a coordenadora explicou que o atendimento ao público não será comprometido pelo serviço de recadastramento. 

Os esclarecimentos prestados por Meiry Romeiro são uma resposta a uma série de dúvidas de beneficiários do SUS, que denunciaram ter enfrentado problemas em decorrência da burocracia na emissão dos cartões. Romeiro explicou, entretanto, que os maceioenses que não possuem o cadastro podem realizá-lo no ato dos atendimentos. 

“Todos os prestadores do serviço possuem um programa via web que permite que eles analisem se aquela pessoa tem ou não o cadastro. Caso não tenha, o beneficiário pode realizá-lo assim que for atendido”, afirmou a coordenadora, lembrando o fato de muitas pessoas sequer saberem do cadastro. “Noventa e dois por cento dos maceioenses são cadastrados. Alguns foram registrados em casa, pela mãe ou pelo pai, enquanto outros quando precisaram de algum atendimento pelo SUS”, emendou. 

Na tentativa de garantir que toda a população tenha seu cadastro no Sistema Único, um grupo de prestadores começou, em 2001, a visitar as residências da capital. “O processo começou com nossas visitas, casa a casa. Entretanto, não tínhamos ainda o cartão para entregar. Quando ele começou a ser emitido, em 2004, enfrentamos um grande problema, já que não encontramos muitas das pessoas que haviam se cadastrado. A maioria já tinha se mudado, por exemplo”, explicou a coordenadora, acrescentando que, dos 400 mil cadastrados, só 160 mil receberam os cartões naquela oportunidade. 

Portanto, a alternativa encontrada pelo grupo foi a entrega dos cartões aos usuários no momento do atendimento. “Quando alguém precisa marcar a consulta, por exemplo, necessita apenas do número do cartão”, reforçou.

Fonte: gazetaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário