Câmara de Maceió vai reduzir mais de 200 cargos comissionados



Vereadores debatem projeto que será publicado na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial do Município


A Câmara Municipal de Maceió vai reduzir o número de cargos comissionados, ainda este mês, de 505 para 239. Ou seja, de acordo com o presidente do Legislativo, o vereador Galba Novaes (PRB), a redução - já debatida durante a sessão ordinária da manhã desta terça-feira (23) - será de 239 cargos em comissão, conforme meta estabelecida pelo atual gestor, quando de sua posse à frente da Mesa Diretora.

Acompanhado de grupo de vereadores favorável ao projeto, que já deverá ser publicado na edição desta quarta (24) do Diário Oficial do Município, o presidente da Casa de Mário Guimarães explanou os motivos pelos quais defende a extinção dos cargos, com o objetivo de se reduzir os gastos no Legislativo, também com vistas à possibilidade de se aumentar, por força judicial, o número de vereadores já para a próxima legislatura, de 21 para 31.


O projeto 175/12, que altera a Lei 5.871, veio à tona em virtude de determinação do Tribunal de Justiça. Além da extinção dos cargos comissionados, cada vereador sofrerá redução de 17 para 10 assessores, enquanto a Mesa Diretora terá à disposição 'apenas' 29 cargos, ao invés dos atuais 165.


Da tribuna, Novaes ainda salientou que a Câmara possui 262 servidores efetivos, dos quais 12 vão se aposentar. “Mais de um terço dos servidores da Casa possui mais de sessenta anos e já entrou com pedido de aposentadoria. Serão mudanças necessárias em cumprimento à decisão judicial. E a publicação de amanhã no Diário possibilitará a apresentação de emendas, para que seja levado ao plenário em seguida”, explicou o presidente, ao confirmar a condução do projeto às comissões da Casa.


Na oportunidade, Galba ainda confirmou à imprensa e aos colegas vereadores que, na sexta-feira da próxima semana, a Câmara apresentará o portal da transparência, através do qual estarão contidos todo os gastos relativos ao biênio 2011/2012, que compreende sua gestão.  


Fonte: gazetaweb.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário