Diretor de empresa critica retirada de anúncio de motocicletas



Vendas aumentaram 40% em 8 dias, após polêmica com outdoors


O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu, em reunião realizada na tarde dessa terça-feira (16), em São Paulo, suspender a propaganda feita pela agência alagoana Consuma para a linha de motocicletas Dafra. Representantes do órgão – que tem como objetivo impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor – consideraram a propaganda de gosto duvidoso.

Nas peças, veiculadas em outdoors e anúncios de jornal, uma modelo aparece em trajes sumários sobre uma motocicleta, acompanhada do título “Compre que eu dou pra você” (em letras maiúsculas) seguido de “o emplacamento grátis” (em letras minúsculas e fonte diferente), numa clara intenção de duplo sentido.

A decisão do Conar aconteceu depois que o departamento jurídico da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) entrou com uma representação junto ao órgão – inclusive anexando fotografias da campanha realizada pela Consuma – solicitando a retirada das peças.

Hoje, o Conselho encaminha para a Blumare Motos – revendedora da Dafra em Alagoas – a ordem para a retirada imediata da publicidade. “A Abap recomenda que o exercício da publicidade seja feito de acordo com a lei e com a ética”, justificou ontem o presidente da Associação em Alagoas, Hermann Fernandes. “No momento em que se fere um desses pilares, fere-se a publicidade”, ressalta.

A polêmica sobre o anúncio da Dafra já havia feito com que o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-AL) notificasse a Blumare Motos, ontem pela manhã, para que a campanha osse retirada das ruas um prazo de 24 horas. O órgão justifica sua decisão embasado no Código de Defesa do Consumidor, citando os artigos 37 (que príbe toda publicidade enganosa ou abusiva) e 67 (que diz que "fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva acarreta em pena que vai de detenção de três meses a um ano, mais multa").

"[O anúncio]é abusivo, depreciativo e de conteúdo nocivo por instigar a discriminação de gênero e denominar a mulher como objeto sexual, além da apelação de conteúdo", defende o superintendente do Procon-AL, Rodrigo Cunha.

O diretor da Blumare Motos, Marcos Morais, discorda de Rodrigo Cunha, alegando que a empresa está apenas tentando vender o seu produto, e não vê propaganda abusiva ou enganosa na campanha. "Não temos a intenção de ferir ninguém", disse ele. "Não vejo nenhuma anormalidade em colocar uma modelo sobre uma moto, numa cidade de praias como Maceió", ressalta.

Contundente, o diretor diz quer o preconceito está na cabeça de quem faz a interpretação pejorativa. "A frase não tem vírgula e nem usamos texto legal", diz, referindo-se ao recurso utilizado na propaganda que consiste em diminuir informações importantes, geralmente no pé da página, antecedida de asteriscos.

Marcos Morais informou que a empresa já acionou o seu departamento jurídico para recorrer da decisão do Procon, o que deve ser feito também em relação à decisão tomada pelo Conar. "A campanha em outdoor dura apenas quinze dias, já já acaba", defende.

 
Vendas tiveram alta de 80% em 4 dias
Polêmica à parte, desde que a campanha começou, no sábado (13), as vendas de motocicletas Dafra aumentaram 80% na Blumare Motos, que costuma comercializar 200 unidades por mês. O sucesso da campanha é comemorado pelo diretor Marcos Morais, que via o comércio de veículos cair consideravelmente depois que os bancos dificultaram a concessão de crédito. “Tudo o que a gente quer é voltar ao patamar anterior, por isso pensamos na campanha”, explica ele.

Para conseguir a proeza, a concessionária espalhou 20 outdoors pela cidade, com vários modelos de motocicleta, mas sempre com a mesma frase. “Estamos voltando ao padrão de vendas de antes”, comemora Morais.

Sem divulgar custos, o criador do texto polêmico, publicitário Eduardo Vasconcelos, diz que se trata de uma campanha normal como qualquer outra. “Usamos um trocadilho como é usado em diversas campanhas. O que estão fazendo é uma tempestade num copo d’água”, alfineta. “O que mais tem na cidade são mulheres bonitas de lingerie. A menina [da campanha] está de short e camiseta”, compara. 

Fonte: gazetaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário