Eleição municipal muda bancada federal de AL: três novos deputados



Os resultados das eleições municipais em Alagoas – mais precisamente em Maceió e Arapiraca – provocarão três mudanças na composição da bancada de Alagoas no Congresso Nacional. Três novos deputados federais devem assumir o mandato.

A vitória do atual deputado federal Rui Palmeira (PSDB) no primeiro turno para prefeito de Maceió fará com que, a partir de janeiro, o primeiro suplente e atual secretário estadual da Saúde, Alexandre Toledo (PSDB) assuma – se quiser – o mandato na Câmara dos Deputados.

Na noite deste domingo (7), Toledo disse ao Tudo na Hora, por telefone, que ainda não sabe se vai assumir a  cadeira de Rui. "Falo parte de mum grupo político, ainda não discuti isso com o governo", disse ele. "A secretaria que ocupo é uma pasta importante, isso precisa ser conversado com calma".

Há outro fator que pode influenciar na decisão de Toledo. O atual prefeito de Penedo, Israel Saldanha (DEM), que era o vice de Toledo e tentou a reeleição, perdeu para Marcius Beltrão (PDT).

Na verdade, Alexandre Toledo já poderia ser deputado desde o início de agosto, quando Rui Palmeira se licenciou da Câmara para se dedicar à campanha. Na época, Alexandre Toledo abriu mão de assumir para não deixar a Saúde. Quem ficou com a vaga, então, foi o segundo suplente da coligação tucana, João Caldas, que voltará à suplência em janeiro, quando Toledo assumir como titular a cadeira de Rui, que precisará renunciar ao mandato federal para se tornar prefeito.

Outro que ganhará a vaga de deputado federal titular é o petista Paulo Fernando dos Santos, o Paulão. Ele é primeiro suplente na coligação que em 2010 elegeu, entre outros, o deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB), que acaba de ser eleito prefeito de Coruripe. Em janeiro, Beltrão também terá de renunciar ao mandato federal para assumir a prefeitura, e Paulão terá dois anos de mandato como titular.

Hoje, Paulão disse ao Tudo na Hora que será um “desafio”, já que pela primeira vez o PT terá um deputado federal em Alagoas. “Espero corresponder, porque Brasília é uma máquina de moer carne”, comentou. Paulão estava satisfeito porque, além do mandato federal que vai “herdar”, o PT conquistou duas prefeituras nesta eleição, as de Santa Luzia do Norte e Inhapi.

Finalmente, o terceiro novo deputado federal é, na verdade, um ex-deputado: Francisco Tenório (PMN), que perdeu a eleição em 2010, ficando na primeira suplência, e foi preso logo em fevereiro de 2011, assim que perdeu a imunidade parlamentar, acusado de mandante em crime de homicídio.

Agora, com a vitória da deputada federal Célia Rocha (PTB), prefeita eleita de Arapiraca, Tenório assumirá novamente o mandato de deputado federal a partir de 1º de janeiro – e terá de volta a imunidade parlamentar.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário