Fornecimento de energia está normalizado em Alagoas, diz Eletrobras



Após noite de apagão que afetou fornecimento de energia elétrica em nove estados do Nordeste e parte da Região Norte, e os consequentes problemas causados pelo desligamento inesperado, o sistema já opera normalmente em Alagoas desde as 6h. Em algumas regiões do estado, entretanto, o restabelecimento só foi possível no final da manhã, depois de alguns reparos.

A princípio, às 6h, o fornecimento já estava restabelecido, mas em parte dos bairros da Serraria e da Pajuçara, além de alguns pontos do município de Santana de Ipanema, os moradores tiveram que esperar mais um pouco devido a problemas técnicos em alimentadores e transformadores, ocasionados pelo apagão.

De acordo com nota divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um curto-circuito na linha de transmissão entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia nas regiões. O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste, mas estas regiões não foram afetadas, informa a nota.

O problema ocorreu pouco depois da meia-noite e, no processo de recomposição do sistema, cerca de 4 horas após a ocorrência, 70% das cargas já estavam restabelecidas, segundo o Operador. Algumas regiões de Maceió, no entanto, por volta das 9h ainda permaneciam sem abastecimento da rede elétrica por problemas técnicos provocados pelo blecaute.

Este foi o quarto apagão que atingiu o país desde setembro, o que preocupa não apenas os gestores da ONS, mas também a população.

No final da tarde, a Eletrobras divulgou uma nota informando o restabelecimento do fornecimento em todo estado. Confira:


"A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que o sistema elétrico do estado está funcionando dentro da normalidade. Após o restabelecimento da energia, autorizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a partir das 3h da madrugada, a distribuidora iniciou, gradativamente, os procedimentos para recompor as cargas, finalizando ainda na manhã desta sexta-feira. Bairros de Maceió como Serraria, Pajuçara e os municípios derivados da subestação de Santana do Ipanema, que estavam parcialmente sem energia, tiveram o problema resolvido até o final da manhã.

A Eletrobras ressalta que os casos onde a interrupção no fornecimento ainda persiste devem ser informados a empresa. Destaca que as equipes de atendimento estão nas ruas para atender a todos os chamados, que o sistema está preparado para a demanda atual e que outros investimentos estão sendo executados para melhorar ainda mais o fornecimento de energia. Contatos com a Eletrobras podem ser feitos pelo telefone 0800 082 0196."

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário