Ônibus do desarmamento vai fazer coleta voluntária na capital e interior de Alagoas



Com o lema “Tire uma arma do futuro do Brasil” estampado nas laterais, o ônibus para coleta itinerante da campanha do desarmamento foi entregue na manhã desta sexta-feira (26) na Base Comunitária do Jacintinho. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, participou da solenidade de entrega do ônibus.

O equipamento é uma iniciativa pioneira no país, projeto da Secretaria de Estado de Promoção da Paz, em parceria com as secretarias de Defesa Social e de Articulação Social e o Comitê Alagoano pelo Desarmamento.

Em datas pré-agendadas, o veículo visitará bairros da capital e as cidades do interior, ficando uma semana em cada localidade. O ônibus funciona como um pequeno escritório móvel com todas as ferramentas para agilizar e desburocratizar a entrega voluntária de armas pelos alagoanos.

“Aqui se resolve tudo, o cidadão já sai com tudo pronto. Vamos criar um ambiente favorável para a adesão nas comunidades que o ônibus visitar. A equipe da Sepaz vai entregar os panfletos e explicar o procedimento. Vamos trabalhar junto às lideranças comunitárias, aos padres e pastores, chamando atenção que ter uma arma em casa não é segurança, é um perigo”, explicou o secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico.

No próprio ônibus é possível retirar a guia de trânsito necessária para levar a arma de casa até a unidade, onde um perito vai inutilizá-la no ato, na presença do dono, e entregar à Polícia Militar para o recolhimento. Então será impresso a ordem de pagamento referente à entrega da arma, que varia entre cem e trezentos reais. Em até 48 horas, o dinheiro cairá na conta do cidadão que se desarmou.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki deixou uma mensagem especial para os alagoanos. “A minha mensagem é o desafio de uma transformação cultural. Alagoas hoje vive outro momento, um momento em que não só o desarme físico, mas do coração das pessoas é muito importante. Nós entramos numa queda significativa de homicídios e cada cidadão tem que fazer sua parte. Nós vamos capacitar a polícia para defender o cidadão, mas ele tem que se desarmar, para que nós possamos dizer no futuro que o Brasil pode ser mais seguro e tudo começou por Alagoas!”, disse.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário