Médicos param de atender usuários de dois seguros de saúde em AL



A Sociedade de Medicina de Alagoas e o Conselho de Honorários Médicos de Alagoas anunciaram, por meio de nota oficial divulgada na manhã desta quinta-feira (18), que estão suspensos os atendimentos de usuários dos seguros de saúde Bradesco e Sulamérica em todas as unidades de saúde do estado até o dia 25. Somente atendimentos de urgência e emergência serão mantidos.

De acordo com o presidente do Conselho de Honorários Médicos de Alagoas, Kleber Costa, a paralisação tem o objetivo de pressionar as seguradoras a reajustarem os honorários pagos no estado com base na Classificação Brasileira de Honorários Médicos (CBHM) adotadas pelos planos de saúde e hospitais particulares. Consultas, exames e outros atendimentos mais simples estão suspensos.

“As seguradoras estão utilizando uma tabela própria para pagamento dos honorários médicos e ela é muito diferente da que é adotada pelos planos de saúde. Além disso, elas não têm datas para negociação de reajuste anual e dispensam médicos por qualquer motivo. 

Estamos sendo prejudicados e vamos realizar a paralisação para pressioná-las a realizarem negociações. Apenas os atendimentos de urgência e emergência estão mantidos”, disse o médico.

Kleber Costa explicou ainda que a rede de atendimento das seguradoras é maior que as dos planos de saúde. “As seguradoras têm contratos com médicos em diversos hospitais. Já os planos estão limitados a uma rede credenciada que é bem menor. Vale dizer que, por enquanto, não estamos tendo problemas com os planos de saúde”, esclareceu.

Segundo Costa, uma alternativa para que os usuários não deixem de atendimento no período da paralisação é que o paciente realize o pagamento dos honorários com recursos próprios, solicitem um recibo e depois exijam o ressarcimento pelas seguradoras.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário