Receita apreende mercadorias em 6 lojas de Maceió



A operação Massayo, deflagrada pela Receita Federal em Alagoas na manhã desta terça-feira (30), apreendeu cerca de R$ 150 mil em mercadorias importadas com indícios de terem entrado no país de forma irregular, o que caracteriza o crime de descaminho. Com o apoio de policiais da Força Nacional, foram apreendidos produtos eletrônicos como computadores, máquinas digitais e aparelhos de videogame como Xbox e PS3.

Seis empresas de revenda e distribuição localizadas no Centro de Maceió e no Shopping Pátio Maceió foram alvo da operação. Os empresários têm até 10 dias para apresentar documentos que comprovem a regularidade das importações. Caso seja constatada a fraude, as mercadorias serão apreendidas e as empresas assinarão um auto de infração – com representação fiscal.

Com a comprovação do descaminho, o resultado da operação será encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), que pode ou não fazer a denúncia-crime. A estimativa é que o Estado tenha deixado de arrecadar 50% do valor dos produtos irregulares, devido ao não pagamento de impostos federais e estaduais.


Parte das empresas, segundo a chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, Eliane Soares, já vinha sendo investigada pelo órgão. 

Algumas delas, inclusive, são reincidentes neste tipo de crime.

Ainda segundo ela, a principal rota de entrada destes produtos é terrestre, entre elas a Foz do Iguaçu. A possibilidade das mercadorias terem chegado ao país através de portos é quase nula.

A fiscalização contou com 17 funcionários da Receita Federal e teve como objetivo coibir o comércio irregular de produtos de origem estrangeira em Maceió. Os detalhes foram esclarecidos em entrevista coletiva concedida na sede do órgão, e também teve a participação do delegado-adjunto da Receita Federal em Alagoas, Marco Viana.


Consumidor pode fazer denúncia no site da Receita Federal

Caso o consumidor perceba algum indício que indique o descaminho ou contrabando de produtos, poderá fazer denúncia à Receita Federal em sua página na internet: 

www.receita.fazenda.gov.br.

Consumidores devem ficar atentos, por exemplo, quando o preço dos produtos é diferenciado em relação às demais lojas, apresentando valores menores.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário