Trânsito de Maceió será fiscalizado por câmeras 24 horas por dia



Após o anúncio do Estado de que a orla de Maceió será monitorada por câmeras, buscando melhorar a eficiência do policiamento na região, agora é a Prefeitura de Maceió que anuncia outra novidade. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) promete inaugurar nos próximos dias a Central de Monitoramento de Trânsito de Maceió, mas o objetivo é outro: identificar os focos de engarrafamentos nas vias da capital e facilitar a ação dos agentes de trânsito.

O sistema municipal de videomonitoramento será composto por 150 câmeras instaladas em pontos estratégicos e uma sala, instalada na SMTT, que contará com uma equipe de funcionários observando as imagens captadas nas ruas, em escala de plantão ininterrupto. 

Parte do sistema já se encontra em funcionamento para testes.

O departamento jurídico da SMTT também está analisando a possibilidade da Central de Monitoramento ser usada para fiscalização das irregularidades que estiverem sendo cometidas por motoristas e a consequente emissão de multas de trânsito.

De acordo com o superintendente Ranilson Campos, as câmeras serão instaladas em ruas, avenidas, terminais de ônibus, entradas e saídas da cidade. Nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro serão instaladas 25 câmeras. Já na Via Expressa devem ser colocados 12 aparelhos eletrônicos.

O sistema funcionará da seguinte maneira: ao identificar um ponto de congestionamento, os funcionários da Central de Monitoramento acionam os agentes de trânsito mais próximos do local para que eles identifiquem os motivos do problema e apliquem medidas que facilitem a passagem de veículos. “Nos testes, o sistema já está dando certo, sobretudo nos horários considerados de pico”, afirmou Ranilson Campos.


Big Brother Maceió: mais câmeras na orla

No último dia 5, o governo estadual anunciou que o sistema de videomonitoramento da orla de Maceió entrará em funcionamento no final deste mês. A primeira etapa do projeto contará com 21 câmeras, que abrangerão a área que vai do bairro de Jacarecica até a praia do Pontal. As obras de instalação dos primeiros cabos de fibra ótica já foram iniciadas.

A fiação já começou a ser implantada, para, em seguida, serem instaladas as primeiras câmeras de videomonitoramento. A ação desenvolvida pela Secretaria de Defesa Social (Seds) faz parte do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, com investimentos próprios na ordem de R$ 9,5 milhões.

O projeto contempla a instalação de 77 câmeras de longo alcance, sendo duas móveis. Desse total, 18 são destinadas à fiscalização de trânsito pelo Detran. Os equipamentos com leitura de placas de veículos serão instalados nas entradas e saídas da capital e na Avenida Fernandes Lima.

Junto com as obras de infraestrutura, está sendo implantada no prédio da Defesa Social a Central de Monitoramento, que vai funcionar 24 horas no acompanhamento das imagens geradas pelas câmeras. A central deverá começar a operar no final do mês, após o treinamento de policiais, e o videomonitoramento da capital é considerado uma importante ferramenta na prevenção da criminalidade.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário