Vestibular da Ufal terá alterações já este ano

O vestibular para ingressar na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já terá mudanças significativas a partir deste ano. Agora, os 20% de vagas destinadas a alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas vão incorporar as alterações da Lei de Cotas e beneficiarão, além de candidatos que se auto declaram como afro descendentes, os da população indígena e ainda os que se encaixam em critérios de renda.

Desde 2004 a Ufal destina cerca de 532 vagas para o Sistema de Cotas. Até 2016 este número aumentará e representará metade do número de cadeiras ofertadas pela universidade. “Será uma mudança gradativa. Temos quatro anos para nos adequar e vamos aumentando esta oferta a cada ano”, explicou o pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros.

Na prática, a alteração para o processo seletivo deste ano será basicamente a subdivisão dos grupos. Das 532 vagas destinadas para as cotas, 266 serão para candidatos cuja renda per capta seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio; as outras serão para os que têm renda superior a este valor. Em cada um destes grupos, entretanto, 70% dos lugares deverão ser ocupados por candidatos de etnia preta, parda ou indígena. “Serão cerca de 187 vagas para estes grupos, como prevê a lei”, explicou o pré-reitor.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário