Lei de Cotas muda critérios para ingresso na Ufal



O ingresso de novos "feras" na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) terá mudanças significativas a partir deste ano. Agora, os 20% de vagas destinadas a alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas vão incorporar as alterações da Lei de Cotas e beneficiarão, além de candidatos que se declaram afrodescendentes, os da população indígena e ainda os que se encaixam em critérios de baixa renda.

Até 2016, o número de vagas para o Sistema de Cotas aumentará e chegará à metade das que forem ofertadas pela Universidade Federal. "As mudanças acontecerão gradativamente. 

Temos quatro anos para nos adequar à Lei de Cotas. Até lá, vamos aumentando, a cada ano, o número de vagas do Sistema de Cotas", explicou o pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros.

Na prática, a alteração para o processo seletivo que começa a partir deste ano será basicamente a subdivisão das vagas em grupos. Das 532 vagas destinadas atualmente para as cotas, metade (266) será para candidatos de famílias cuja renda per capita comprovada não ultrapasse um salário mínimo e meio; a outra metade será para quem tem renda superior a este valor.

Em cada um destes grupos, entretanto, 70% dos lugares deverão ser ocupados por candidatos de etnia preta, parda ou indígena. “Serão 187 vagas para estes grupos, como prevê a lei”, explicou o pró-reitor de Graduação.


Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário