Rui Palmeira tem 54% contra 28% de Ronaldo Lessa, diz Exatta



O candidato Rui Palmeira (PSDB) seria eleito prefeito de Maceió no primeiro turno, se as eleições fossem hoje. É o que mostra a pesquisa feita pelo Instituto Exatta, do Recife. Nela, Rui Palmeira aparece distanciado na liderança, com 54% das intenções de voto na pesquisa estimulada, onde o eleitor escolhe seu candidato preferido sabendo quem são todos os concorrentes. A sondagem, encomendada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) foi feita entre os dias 26 e 29 de setembro. Em segundo lugar, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) obteve 28%.

Esta foi a terceira pesquisa feita pelo Instituto Exata para o PSCOM sobre a eleição em Maceió. Na segunda pesquisa, divulgada no dia 5 de setembro, o tucano aparecia com 43% das intenções de voto e Lessa com 28%. No primeiro levantamento, divulgado em 13 de agosto, os candidatos estavam em empate técnico – Rui tinha 30% e Lessa 28%.

Esta terceira pesquisa do Exatta mostra que Jeferson Morais (DEM), com 6% das intenções de voto, manteve-se no terceiro lugar. Galba Novaes (PRB) aparece em quarto, com 3%, e Rosinha da Adefal (PTdoB), Alexandre Fleming (PSOL) e Nadja Baía (PPS) estão juntos com 1%. O candidato Sérgio Cabral (PPL) não pontuou. Quatro por cento dos 500 entrevistados disseram que não vão votar em nenhum dos oito nomes e 2% não sabem em quem votar ou não opinaram.

A margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na comparação com o resultado da segunda pesquisa do Exatta, Jeferson Morais perdeu dois pontos percentuais e Galba Novaes perdeu um. Rosinha da Adefal, que, no início de agosto, tinha 8% da preferência de votos, foi a candidata que registrou a maior queda: sete pontos.


Espontânea

Na pesquisa espontânea, aquela em que não são citados os nomes dos candidatos, Rui Palmeira também aparece em primeiro, com 50% das intenções, e Ronaldo Lessa tem 27%. 

No segundo levantamento, os candidatos estavam com 34% e 19%, respectivamente.

Ainda na espontânea, Jeferson Morais passou de 4% para 6% e Galba Novaes se manteve com 3%. Rosinha da Adefal manteve 1% dos votos, Fleming e Nadja Baía, que não pontuaram na última pesquisa, aparecem com 1% e Nadja Baía. Sérgio Cabral não pontuou. 

Quatro por cento dos eleitores entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos e 7% ainda não sabem em quem votar ou não opinaram.


Rejeição

No quesito rejeição – quando o pesquisador pergunta ao eleitor em qual candidato ele não votaria de jeito nenhum –, Ronaldo Lessa voltou a ser o mais citado pelos entrevistados: subiu de 34% para 36%. Jeferson Morais vem em segundo, com 16%, mas sua rejeição caiu bastante, já que na pesquisa anterior ele tinha 28%. Rosinha da Adefal caiu de 26% para 16% de rejeição. Nadja Baía, que chegou a ser a campeã em rejeição na pesquisa divulgada em setembro com 36%, aparece agora com 15%. Rui Palmeira tinha 11% e agora está com 15%; Alexandre Fleming, que tinha 30% em setembro, registrou 11% nesta pesquisa.Sérgio Cabral tinha 27% e agora está com 10%, e Galba Novaes caiu de 23% para 7% de rejeição.

Nove por cento dos eleitores disseram não ter rejeição por qualquer um dos candidatos a prefeito e 3% não sabem ou não opinaram.


Voto consolidado

A terceira pesquisa do Instituto Exatta mostrou ainda que 77% dos maceioenses não pretendem mudar o seu voto até a eleição, no próximo domingo e 23% responderam que ainda podem mudar de opinião. Na pesquisa anterior, esses percentuais eram de 69% e 31%.

Entre os que disseram que podem ainda trocar de candidato, 27% mudariam para votar em Ronaldo Lessa, 27% em Rui Palmeira, 12% em Jeferson Morais, 3% em Alexandre Fleming, 3% em Rosinha da Adefal, 2% em Nadja Baía e 2% em Galba Novaes. Vinte e seis por cento não sabem ou não opinaram.


Expectativa de vitória

Quando questionados sobre quem acreditam que será o novo prefeito da capital, independente da sua intenção de voto, 69% dos entrevistados apontaram o nome de Rui Palmeira, 25% o de Lessa, 2% acham que Jeferson Morais será eleito e 1% Galba Novaes. Três por cento dos eleitores não sabem ou não opinaram.

O Instituto Exatta entrevistou 500 pessoas entre os dias 26 e 29 de setembro em Maceió. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sob número AL-00052/2012.


Metodologia

A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de entrevistas individuais e domiciliares, tendo como instrumento um questionário estruturado. A coleta de dados foi feita por pesquisadores especialmente treinados para esta pesquisa, sob a fiscalização de supervisores que verificaram a consistência dos questionários aplicados.

Para conferir ainda mais a segurança ao resultado, após a verificação da consistência, os registros foram codificados, digitados e processados eletronicamente pelo software SPSS (Statistical Package for the Social Scienses). Na sequência, foram emitidos relatórios analíticos e interpretativos em meio impresso e magnético.


O instituto de pesquisa

A Exatta é uma empresa especializada em consultoria e gestão da informação. Primeira colocada do Norte e Nordeste no ranking da Associação Brasileira de Pesquisas (ABEP) desde 2006, entre seus clientes estão o Ministério da Previdência Social, o Ministério da Saúde, o Poder Judiciário de Pernambuco, o Sebrae e a Embrapa.

“A empresa trabalha com pesquisa eleitoral desde 1990. Neste período, já realizou mais de mil levantamentos em todo o Nordeste”, ressalta o coordenador de pesquisa do instituto, João Matos. De acordo com ele, além de Alagoas, a Exatta já fechou contratos em mais três estados – Paraíba, Pernambuco e Sergipe – para a realização de pesquisas eleitorais este ano.

João Matos observa ainda que a pesquisa realizada pela Exatta leva em consideração dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), diante dos quais realiza sorteio dos setores censitários, distribuindo entrevistas de forma aleatória, e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde constam os dados de sexo, idade e grau de instrução do eleitor.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário