Supermercados de AL não contratam mais embaladores



Longas filas e muito trabalho para embalar as compras. Tem sido assim a rotina do maceioense que vai às compras nos supermercados da capital alagoana. Essa semana uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores que pretendia resolver o problema determinando a contratação de embaladores pelos estabelecimentos foi vetada pelo prefeito Cícero Almeida. 

Sem uma proteção legal, a orientação do Procon aos consumidores é que pesquisem e boicotem os supermercados que não ofereçam o serviço.

Até bem pouco tempo, o comum em todos os supermercados da capital era a presença de um funcionário em cada caixa para embalar as compras dos consumidores. Com o tempo esse profissional foi se tornando cada vez mais raro e hoje, no máximo, o consumidor recebe uma sacola do caixa para que ele mesmo embale suas compras.

Ao fundamentar o veto à lei aprovada pela Câmara de Vereadores, o prefeito Cícero Almeida afirmou que o município não tem competência para criar uma lei obrigando os supermercados a contratar embaladores. Somente o Congresso Nacional é quem poderia tratar do tema. "Em que pese a intenção do nobre vereador (...), não podendo desta feita prosperar, pois se gerou uma inconstitucionalidade formal", alega o prefeito.

Para o diretor do Procon, Rodrigo Cunha, sem a existência de uma lei, não é possível impor qualquer tipo de sanção aos supermercados que não ofereçam o serviço. "Caberá ao consumidor fazer essa cobrança ao estabelecimento, e a arma para isso é justamente optando em fazer compras naqueles que trabalham com embalador. É uma forma de boicote", ressaltou.

Segundo Rodrigo Cunha, além do trabalho para embalar as compras e a demora das filas, a não contratação de embaladores ainda gera desemprego. "Por isso, o recomendável é que entre os itens a serem analisados na hora de escolher o supermercado em que o consumidor irá fazer compras deve estar o que oferece o serviço de embalagem", frisou o diretor do Procon.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário