Videomonitoramento da orla de Maceió começa no final de outubro



O sistema de videomonitoramento da orla de Maceió entrará em funcionamento no final deste mês, de acordo com o governo do Estado. A primeira etapa do projeto contará com 21 câmeras, que abrangerão a área que vai do bairro de Jacarecica até a praia do Pontal. Nesta sexta-feira (5), o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Defesa Social, Dário César, acompanharam as obras de instalação dos primeiros cabos de fibra ótica.

A fiação já começou a ser implantada, para, em seguida, serem instaladas as primeiras câmeras de videomonitoramento. A ação desenvolvida pela Secretaria de Defesa Social (Seds) faz parte do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, com investimentos próprios na ordem de R$ 9,5 milhões.

O projeto contempla a instalação de 77 câmeras de longo alcance, sendo duas móveis. 

Desse total, dezoito são destinadas à fiscalização de trânsito pelo Detran. Os equipamentos com leitura de placas de veículos serão instalados nas entradas e saídas da capital e na Avenida Fernandes Lima.

Junto com as obras de infraestrutura, está sendo implantada no prédio da Defesa Social a Central de Monitoramento, que vai funcionar 24 horas no acompanhamento das imagens geradas pelas câmeras. A central deverá começar a operar no final do mês, após o treinamento de policiais, e o videomonitoramento da capital é considerado uma importante ferramenta na prevenção da criminalidade.

Para que o projeto fosse colocado em prática, o Governo reuniu diversos órgãos públicos. 

Além do Detran, que destinou os recursos no valor de R$ 9,5 milhões, e da Seds, também participa a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), por meio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), cujos técnicos formaram a comissão especial de licitação.

Além da orla marítima, o videomonitoramento irá contemplar o centro comercial da cidade e as principais vias da Mangabeiras, Barro Duro, Via Expressa e avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O projeto deverá ser concluído até o final de dezembro, com o funcionamento das 77 câmeras.

Fonte: tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário