Mais de 8 mil tentam ser delegados de polícia

Eles farão provas objetiva e discursiva do concurso da PC neste sábado


Exatamente 8.651 candidatos farão, na tarde deste sábado (10), as provas objetivas e a discursiva do concurso público para o cargo de delegado da Polícia Civil de Alagoas. Eles disputam, ao todo, 40 vagas que foram abertas pelo Estado – sendo 38 para o geral e duas para os inscritos que informaram ter algum tipo de deficiência. A demanda alcança 216,28 candidatos por vaga. E o grande número de inscrições é justificado, principalmente, pelo salário de R$ 12.593,22. Neste domingo, farão as provas os que almejam os cargos de escrivães (120 vagas) e agente de polícia (240 vagas), com remuneração de R$ 2.071,80.

De acordo com o edital divulgado no mês de agosto pela Secretaria de Estado da Gestão Pública, as provas para a função de delegado terão a duração de cinco horas. Dois testes serão objetivos – um contendo 50 questões a serem respondidas de conhecimentos básicos e outro com 70 questões de conhecimentos específicos – e um será discursivo, que constará de três questões abertas. Estas provas têm caráter eliminatório e classificatório, além de integrarem um dos passos da primeira etapa do processo.

Os que obtiverem média ideal para classificação ainda terão testada a capacidade física (eliminatória), uma avaliação psicológica (eliminatória), dos títulos (classificatória), uma investigação social (eliminatória) e passarão por exames médicos (eliminatória). Conquistada esta etapa, a segunda e final será o curso de formação policial, que também vai ser eliminatório e classificatório.

Provavelmente no dia 5 de dezembro deste ano, o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva serão publicados no Diário Oficial do Estado de Alagoas e divulgados na Internet, no site da Cespe/UnB, instituição contratada para a realização do certame.



O que faz um delegado?

A carreira de delegado de polícia está configurada com nível superior em Alagoas e, para exercê-la, o candidato deve ter diploma registrado de conclusão de curso de graduação em Direito. Quem está no cargo tem várias atribuições específicas, dentre as quais está executar atividades de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração da polícia judiciária, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais, conforme previsto nas leis que regem as carreiras da Polícia Civil do Estado de Alagoas. O delegado trabalha 40 horas por semana.



Carência é grande em Alagoas

Assim que o governo do Estado anunciou a quantidade de vagas que seriam disponibilizadas ao concurso público para a Polícia Civil, a Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol) se posicionou acerca do assunto. Segundo a entidade, a carência de delegados em Alagoas é muito grande, chegando ao ponto de mais da metade dos municípios não ter uma autoridade policial.

“O Estado precisa atualmente de mais 80 delegados que possam estar em todos os municípios alagoanos e assim atuar com mais eficiência no esclarecimento de crimes. Isto significa que mais da metade das cidades alagoanas não tem delegados, ou aqueles que fazem o serviço acumulam até quatro delegacias. Assim, fica impossível atender à população na apuração adequada dos crimes”, opinou, à época, o presidente da Adepol, delegado Antônio Carlos Lessa.

Fonte: gazetaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário